Programa Música nos Hospitais finaliza a 15ª temporada com concerto acessível na Adeva

Clássico do Legião Urbana encerrou a apresentação e empolgou o público

Últimas notícias

A Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva) recebeu, na última quarta-feira, 23 de abril, a Orquestra do Limiar para o encerramento da 15ª temporada do Programa Música nos Hospitais, da Associação Paulista de Medicina. A apresentação acessível aconteceu na quadra da Escola Estadual Lasar Segall, sede da Adeva.

Com 14 músicos sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, a Orquestra apresentou um repertório selecionado, com obras de grandes mestres como Wolfgang Amadeus Mozart, Edvard Grieg, Egberto Gismonti, Tom Jobim e Aram Khachaturian. Para garantir a acessibilidade, o programa foi disponibilizado em braile.

A coordenadora Cultural da APM, Flávia Negrão, abriu o evento falando da honra de apresentar o 11º e último concerto da temporada. “Desde 2004, o projeto já passou por 70 hospitais em 21 cidades brasileiras, realizando mais de 200 apresentações e beneficiando mais de 70 mil pessoas. Agradecemos à Adeva, aos alunos, professores e colaboradores da Escola Estadual Lasar Segall, em especial à vice-diretora da escola, Rosângela Pecoriello, que gentilmente cedeu o espaço para a realização do concerto”, afirmou.

Markiano Charan Filho, presidente da Adeva, agradeceu a presença de todos, especialmente da Orquestra. “Quero dizer o quanto a música é importante para a gente. Nosso coral já existe há mais de 20 anos e sabemos da relevância desse evento. Não tenho muito o que dizer, porque o que a gente quer mesmo é ouvir. Bom concerto a todos e muito obrigado pela oportunidade de vocês virem até aqui tocar para a gente”, comentou.

Entre os presentes no evento estava Dario Neves de Oliveira, frequentador da Adeva há quase dois anos. Neste período, ele cursou mobilidade, braile, informática e agora está concluindo o ensino médio. Ele contou que começou a perder a visão em 2017, em decorrência de uma catarata traumática provocada por um acidente quando era adolescente. “Depois de perder a visão completamente, aprendi a me virar sozinho, como usar celular, utilizar aplicativo de carro, além de atuar como massoterapeuta nas horas vagas”, contou Oliveira.

Além dos colaboradores da Adeva, participaram também do concerto os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Lasar Segall, com idades entre 10 e 16 anos. “Agradeço muito a presença de todos vocês. Este é um programa muito especial e bonito. A música agrega e traz tranquilidade à alma. Muito obrigado e até a próxima temporada”, concluiu Samir Rahme.

O Programa Música nos Hospitais é uma iniciativa da Associação Paulista de Medicina, patrocinada pela APSEN por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Inclusão

A Associação de Deficientes Visuais e Amigos tem como objetivo promover a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade, por meio de uma educação global integrada, com capacitação, reciclagem profissional e inserção no mercado de trabalho. A entidade oferece cursos de Informática, Administração, Marketing, além de outros mais básicos, como leitura e escrita braile, orientação e mobilidade, educação para o trabalho, inglês e relacionamento interpessoal.

Fotos: Ivan Almeida