SMCC apoia iniciativa de capacitação para emergências médicas

Objetivo é treinar profissionais e leigos para atuarem com eficácia em situações críticas

Regionais

No dia 2 de junho, o Guarani Futebol Clube promoveu um simulado em Suporte Básico de Vida (SBV) para a comissão técnica das categorias de base. A iniciativa contou com apoio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), do Grupo Surgical e do Hospital São Luiz Campinas. O objetivo é capacitar tanto profissionais quanto leigos para atuarem com eficiência em emergências médicas.

Participaram 33 profissionais, que foram preparados para agir com rapidez e segurança em situações como paradas cardiorrespiratórias. A ação marcou a entrada oficial do projeto “Coração na Escola” no universo esportivo, com a criação do braço “Coração na Escola de Futebol”.

O treinamento aconteceu na sede do Clube, em Campinas/SP, com módulos teóricos e práticos. Entre os temas abordados estão “Acionamento correto do serviço de emergência (SAMU)”, “Execução das compressões torácicas (massagem cardíaca)”, “Uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e manobras de desengasgo.”

Para o vice-presidente da SMCC e diretor clínico do Hospital São Luiz, Marcelo Amade Camargo, o projeto vai além da capacitação pontual. “Visa fomentar uma cultura de segurança e prontidão, que possa ser replicada em outros clubes e instituições esportivas”, explicou.