APM marca presença no 23º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica

O evento, que é o maior da área na América Latina, aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo e, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, foi realizado em formato totalmente presencial

Últimas notícias

Entre os dias 17 e 19 de maio, foi realizado o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, o Tórax 2023. O evento, que é o maior da área na América Latina, aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo e, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, foi realizado em formato totalmente presencial, permitindo integração e maior troca de experiências entre os participantes.

Paulo Pêgo Fernandes, diretor Científico da Associação Paulista de Medicina e presidente do Congresso, foi reverenciado com as homenagens Mérito Institucional e Residência HC/FMUSP, prêmios que levaram em conta a notável atuação do cirurgião torácico no âmbito de sua especialidade.

O diretor relata de que forma o encontro foi elaborado: “Preparamos um evento especial, com uma grade científica que aborda temas atuais, desafiadores e inovadores para a Cirurgia Torácica. Foram três dias intensos e de atividades voltadas para o aprimoramento e discussões sobre nossa prática clínica. Uma ótima oportunidade para troca de conhecimento e confraternização após o período tão restritivo pelo qual passamos”.

Além disso, também foi realizada uma homenagem ao cardiologista Fábio Jatene e houve o lançamento do Atlas Multimídia de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP).

Abertura e atividades

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes da Medicina brasileira, como o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva; o presidente em exercício da Associação Médica Brasileira, Jurandir Marcondes Ribas Filho; o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral; e o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica, Artur Gomes Neto.

Durante sua participação, Amaral relembrou que, enquanto anestesista, já teve o privilégio de dividir centros cirúrgicos com médicos das mais variadas especialidades e, assim, acompanhar as evoluções da Medicina há quase 50 anos. “Muito me alegra ver o trabalho da SBCT em proporcionar atualização aos cirurgiões torácicos, tendo em seu congresso temas importantes como a incorporação de tecnologias e a participação de mulheres. Estamos lado a lado na luta por melhores condições de trabalho.”

O Tórax 2023 bateu o recorde de inscritos, com a participação de mais de 1.200 pessoas, entre 810 congressistas e mais de 400 expositores parceiros. A realização de um evento desta magnitude traz apenas benefícios para a sociedade, uma vez que o conhecimento médico aumenta e há a comunicação de inúmeras novidades, além de atualizações que contribuem para o crescimento da área.

O grande mote para o Congresso foi a utilização da tecnologia e a forma como ela vem transformando a Medicina. Segundo os participantes, a digitalização de cirurgias aumenta a capacidade de fazer procedimentos cada vez mais complexos, estimula e desenvolve a cirurgia minimamente invasiva e também inova com a robótica. Graças ao avanço da tecnologia, os médicos estão observando progressos na Cirurgia Torácica, permitindo que os cirurgiões saiam do evento replicando as novas técnicas em suas cidades e as utilizem a favor de cada um dos pacientes.

Outro fator de muita relevância para o Tórax 2023 foi a participação feminina no evento. Muitas cirurgiãs colaboraram com os trabalhos e foram moderadoras das mesas, demonstrando que a presença de mulheres na Medicina é repleta de desafios, mas abre portas para que existam cada vez mais profissionais atuando neste ramo. 

Na reta final, o Congresso contou com a apresentação de trabalhos científicos, com três temas premiados, e pôsteres de temas livres, dos quais quatro também foram contemplados com premiações.

Fotos: Divulgação Tórax 2023