APM Santos sedia abertura do 36º Congresso Brasileiro de Cefaleia

A Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) realizou, entre os dias 27 e 29 de outubro, a 36ª edição do Congresso Brasileiro de Cefaleia e 17ª edição do Congresso de Dor Orofacial, na cidade de Santos (SP), com organização da Associação Paulista de Medicina (APM)

Últimas notícias

A Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) realizou, entre os dias 27 e 29 de outubro, a 36ª edição do Congresso Brasileiro de Cefaleia e 17ª edição do Congresso de Dor Orofacial, na cidade de Santos (SP), com organização da Associação Paulista de Medicina (APM).

Durante o dia da última quinta-feira (27), a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) sediou o pré-congresso do evento, contando com aulas de renomados profissionais da área, sobre temas como pesquisa experimental em cefaleia, cefaleia na mulher, minicurso de Acupuntura, tratamento de enxaqueca crônica com botox e cefaleias primárias na prática diária, entre outros.

À noite, um coquetel de abertura foi realizado na sede da Regional de Santos da APM, com a participação da presidente do Congresso, Yára Dadalti Fragoso; da presidente de honra, Celia Aparecida Roesler; do presidente da SBCe, Marcelo Moraes Valença; da comissão Científica do Congresso e do 1º vice-presidente da APM, João Sobreira de Moura Neto, entre outras autoridades.

O mestre de cerimônias da noite, Elder Machado Sarmento (ex-presidente e atual tesoureiro da SBCe), salientou que a escolha da cidade de Santos para acolher o evento é muito significativa, uma vez que ocupa um espaço especial no coração de muitos brasileiros devido ao seu histórico no esporte e na Copa do Mundo, relembrando o rei do futebol, Pelé.

Sobreira destacou a satisfação em colaborar com o Congresso. “É uma honra para a Associação Paulista de Medicina organizar este evento de suma importância para a Medicina e para todos nós. Um congresso é sempre uma oportunidade de atualização, de rever amigos e de conhecer lugares novos. Espero que todos possam aproveitar da melhor forma possível.”

Ampliação dos conhecimentos

Em seguida, Valença assumiu a palavra, enfatizando a importância da união durante notáveis eventos. “Como todos sabem, este Congresso é muito agradável, feito por amigos, proporcionando alegres reencontros. Passamos estes últimos anos afastados, para agora estarmos tendo a oportunidade de retorno e já começamos muito bem. Hoje, tivemos o pré-congresso, o primeiro com base em pesquisa experimental, então espero que isso estimule e inspire os médicos mais novos a adentrarem essa área”.

Yára Dadalti, por sua vez, fez uma série de agradecimentos a todos que colaboraram para que o evento pudesse, de fato, ser realizado. Ela relembrou que o Congresso foi especialmente pensado para proporcionar o melhor a todos os participantes, de modo que foi o primeiro evento brasileiro dentro da Neurologia a ser realizado em Santos, de forma multidisciplinar.

De acordo com ela, a qualidade das atividades do pré-congresso já estava sendo elogiada, dando a energia necessária para a realização do evento nos dias seguintes. Para a presidente, é motivo de grande alegria ver que todo esforço e planejamento de organização para o Congresso proporcionaram ótima receptividade e foram de acordo com as expectativas.

“Depois de dois anos tão atípicos, conseguimos nos colocar todos aqui hoje. Sobrevivemos a essa terrível pandemia e agora estamos tendo esta grande oportunidade. Por isso, eu agradeço muito à atual diretoria da Sociedade Brasileira de Cefaleia; à Associação Paulista de Medicina, que me deu o suporte necessário para fazer o evento acontecer; à Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em que eu tenho orgulho de lecionar há mais de 30 anos; às empresas que apostaram em nós e pelo apoio institucional de sociedades e academias”, listou.

Após a cerimônia de abertura, os participantes puderam desfrutar de um coquetel para celebrar o início do Congresso. A noite foi embalada por alguns dos maiores sucessos nacionais, interpretados pela banda “Os Fabrícios”.

Fotos: Marina Bustos