Comissão Estadual de Honorários se reúne com as especialidades médicas paulistas

A segunda reunião do ano da Comissão Estadual de Honorários Médicos, liderada pela Associação Paulista de Medicina, ocorreu na última segunda-feira, 13 de março, de forma on-line. Desta vez, participaram as sociedades de especialidades paulistas – oportunidade para discutirem e aprimorarem a pauta de negociação de honorários médicos deste ano

Últimas notícias

A segunda reunião do ano da Comissão Estadual de Honorários Médicos, liderada pela Associação Paulista de Medicina, ocorreu na última segunda-feira, 13 de março, de forma on-line. Desta vez, participaram as sociedades de especialidades paulistas – oportunidade para discutirem e aprimorarem a pauta de negociação de honorários médicos deste ano.

“É um prazer estar aqui com vocês. Na semana passada, estivemos reunidos com as Regionais e Distritais da APM e esses encontros são muito importantes. Estamos nos preparando para as nossas negociações e nos colocamos à disposição de todos”, destacou o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral.

Para o diretor Administrativo da APM, Florisval Meinão, foi um grande acerto propor esse conjunto de reuniões, porque agrega muito na formulação da pauta, além de contribuir com a aproximação das sociedades de especialidades. “Realizamos hoje mais uma reunião com pautas específicas, com o objetivo de apresentar a proposta que estamos formatando para levar aos planos de saúde. A APM busca a negociação coletiva, porque isso nos fortalece. O encontro vai ser muito produtivo, com contribuições significativas”, explicou.

Em complemento a Meinão, o diretor da Defesa Profissional da APM, Marun David Cury, falou que a ideia era mesmo propor algo diferente. Segundo ele, foi muito positiva a reunião com as Regionais na semana passada. “Com as sociedades de especialidades, é importante mostrar que precisamos nos unir em busca de avanços. Se precisarem negociar com os planos de saúde, por favor, comuniquem a Defesa Profissional da APM. Estamos à disposição para ajudá-las no que for preciso e, também, negociar com as operadoras de planos de saúde. Agradeço muito a participação de todos”, completou.

Até o momento, apenas as sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e de Reumatologia enviaram suas propostas. O médico e assessor da APM Marcos Pimenta solicitou àquelas que ainda não enviaram que o façam o quanto antes.

No próximo dia 20 de março, o grupo vai se reunir com a Comissão Nacional de Honorários, representada pela Associação Médica Brasileira, Federadas e sociedades de especialidades nacionais.

Pauta de negociação

1) 10% de reajuste nos valores pagos nos diversos vínculos, como pessoa jurídica, por hora ou fee for service, modelo de pagamento funcional que tem base no serviço realizado.

2) Respeito aos critérios de contratualização e de reajustes previstos na Lei 13.003/2014 e nas RNS (Resoluções Normativas) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

3) Limitação a três atendimentos de consultas por hora quando o profissional for contratado para atendimento em serviços próprios verticalizados.

4) Manutenção da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), da AMB, como balizador de remuneração prestada nos moldes de fee for service.

5) Reporte às entidades médicas nos casos de descredenciamentos imotivados.

6) Avaliação prévia das entidades médicas antes da implantação de modelos e formatos diferenciados de remuneração que não sejam o fee for service.

7) Criação do Selo de Certificação de “Operadora em Conformidade Médica”, a partir da análise de parâmetros.

Fotos: Reprodução Reunião APM