Conasems discute participação no Global Summit Telemedicine & Digital Health APM 2023

Na última terça-feira, 23 de maio, a Comissão Organizadora do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM recebeu o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra, e a diretora Administrativa, Cristiane Martins Pantaleão, para falar sobre as parcerias que poderão ser estabelecidas na 5ª edição do evento, que é o maior de Saúde Digital e Telemedicina da América Latina

Últimas notícias

Na última terça-feira, 23 de maio, a Comissão Organizadora do Global Summit Telemedicine & Digital Health APM recebeu o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire Bezerra, e a diretora Administrativa, Cristiane Martins Pantaleão, para falar sobre as parcerias que poderão ser estabelecidas na 5ª edição do evento, que é o maior de Saúde Digital e Telemedicina da América Latina.  

O encontro contou com a presença do presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, do diretor de Tecnologia de Informação, Antônio Carlos Endrigo, do superintendente de Estratégia e Marketing, Jorge Corrêa de Assumpção Neto, da gerente de Produto responsável pelo GS, Flávia Queiroz, e pelo presidente do evento, Jefferson Fernandes.

Com a pandemia de Covid-19, houve um crescimento exponencial da Saúde Digital, tanto no setor público quanto no privado. Para Jefferson Fernandes, este é um evento que requer cada vez mais a participação dos entes públicos, para poder contribuir nesta interação e nas parcerias que podem surgir.

“A gente decidiu fazer um encontro que fosse além da Telemedicina e que envolvesse a Saúde Digital e todos os atores deste ecossistema, como entidades representativas de empresas de Saúde, área acadêmica e o governo. Permanece como estratégia dos últimos cinco anos o propósito de congregar três princípios básicos: a educação, o networking e os negócios. Terá uma programação científica, com entidades nacionais e internacionais, sendo que todos são experientes. Além disso, haverá uma área de exposições para os patrocinadores”, comentou.

Dando sequência ao bate-papo, Wilames Bezerra complementou que a Saúde Digital e a Telemedicina são caminhos sem volta. “Participar mais uma vez do Global Summit é uma honra, ainda mais com um núcleo de discussão tão forte. Estamos prontos para somar forças e o nosso time estando aliado ao de vocês poderá construir algo junto e, assim, contribuir com a nossa participação dentro daquilo que acharem interessante. Podem contar conosco, porque estaremos com vocês”, esclareceu.

Infraestrutura

O acesso à internet é ainda um desafio muito grande para a Saúde Digital, porque falta no País inteiro. “Induzir o teleatendimento – até mesmo como uma política de Estado – é importante para nós, porque também induz o acesso à internet para todos. Por isso, costumo falar que não tem como trabalhar apenas com o Ministério da Saúde, é preciso atuar de maneira interministerial. Hoje, temos a TV Mais Conasems, na qual trabalhamos a formação profissional, levando experiências exitosas do Sistema Único de Saúde para o País inteiro”, explicou Cristiane Pantaleão.

De acordo com o presidente da APM, o problema é o acesso, mas antes disso a capacitação é essencial. “Se nós superarmos a capacitação, o próximo passo será o acesso.”  

Uma sugestão de painel para o Conasems levar para o evento, mencionada durante a reunião, é a apresentação das experiências brasileiras realizadas nas redes municipais, a exemplo do que pode ser feito e o que tem sucesso. “A gente se coloca à disposição para fazer parte da programação do Global Summit”, finalizou a diretora.

O 5º Global Summit Telemedicine & Digital Health APM será realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Desde 2019, o evento vem ganhando destaque nas áreas da Telemedicina e da Saúde Digital. Saiba mais e inscreva-se em globalsummit.org.br.

Texto: Alessandra Sales
Fotos: Alexandre Diniz