CPN23: Semana da Saúde Neurológica contempla atividades para a população

A Semana tem coordenação de Acary Oliveira, Ana Bianca Flores Ciarlini e Sissy Veloso Fontes

Últimas notícias

Como parte da 14ª edição do Congresso Paulista de Neurologia – que ocorre entre os dias 31 de maio e 3 de junho no Blue Med Convention Center, em Santos/SP –, teve início na última segunda-feira (29) a Semana da Saúde Neurológica, realizada em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação de Santos.

As primeiras atividades ocorreram no Teatro Guarany, com a apresentação do Programa Jovem Doutor, palestras dos especialistas e atividades práticas e bate papo – para cerca de 200 alunos do ensino fundamental de escolas municipais. Os estudantes integram o Programa Santos Jovem Doutor, iniciativa que há nove anos repassa ensinamentos de Saúde e de cuidados e prevenção às doenças para alunos do 7º ao 9º ano.

A Semana tem coordenação de Acary Oliveira, membro da Comissão organizadora do Congresso, Ana Bianca Flores Ciarlini, especialista em gestão pública para a longevidade da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, e Sissy Veloso Fontes, psicóloga e vice-diretora do departamento de Saúde do Trabalhador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Oliveira explicou o complexo funcionamento do cérebro e sua importância para a evolução da humanidade. “A garotada subiu ao palco e conheceu, na prática, como funciona o martelo de reflexo, que testa a sensibilidade dos membros superiores (braços) e inferiores (pernas). As batidas do instrumento nos órgãos mostraram o ‘caminho’ que o estímulo sensorial faz desde a ponta do corpo ao cérebro”, resume.

Na terça-feira (30), a ação acontecerá no Museu Pelé, trazendo palestras e dinâmicas práticas aos profissionais da Saúde e a um grupo de idosos participantes do programa Movimente-se com Música e Dança. Os integrantes da atividade contarão também com palestras dos neurologistas, farão uma visita à clínica Escola do Autista e participarão de atividades práticas e bate papo acerca das vivências do dia.

Já no domingo (4), terceiro e último dia da Semana da Saúde Neurológica, os participantes se encontrarão no Parque Roberto Mario Santini para o Circuito de Saúde Neurológica, que contará com diversas tendas de apresentações artísticas do grupo Movimente-se com Música e Dança, aulas de dança, exercícios corporais, entre outros.

Fotos: Divulgação