CQH: Hospital de Aeronáutica de Canoas debate modelo de gestão em webinar

Na última quinta-feira, 9 de março, o Grupo de Benchmarking Qualidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – da Associação Paulista de Medicina –realizou webinar com o tema “Impacto de um modelo de gestão nos resultados de um hospital”

Últimas notícias

Na última quinta-feira, 9 de março, o Grupo de Benchmarking Qualidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – da Associação Paulista de Medicina –realizou webinar com o tema “Impacto de um modelo de gestão nos resultados de um hospital”.

Representando o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), participaram o coronel e diretor Rodrigo Moreira Chaves e o major e assessor de Qualidade e Segurança em Saúde, Marcelo Gomes Almeida. Desde que a instituição aderiu ao Programa CQH, em março de 2021, os colaboradores passaram a trabalhar de forma mais sistemática, segundo informou Chaves.

“Estamos sempre buscando alcançar os fundamentos principais do CQH, sendo o principal a gestão de processos. Vale dizer que o pensamento sistêmico, o entendimento de todos e a utilização de ferramentas para medir a eficiência do quanto aquele processo está sendo cumprido fazem parte da nova realidade. Toda essa integralidade estava muito incipiente antes do CQH chegar. Estou no HACO há muitos anos e percebo uma nítida diferença na forma de trabalhar e no sentimento de pertencimento dos profissionais. Hoje, as coisas estão mais relacionadas e as pessoas sabem onde precisam chegar”, explicou o coronel.

Nestes dois anos de programa, Almeida participou ativamente das ações que foram realizadas no hospital. Entre elas, autoavaliações, auditoria, alinhamento institucional, planejamento de gestão, comissão de planejamento estratégico, assessoria de qualidade, melhoria na comunicação e feedbacks, entre outras.

Hospital de Aeronáutica de Canoas

“É um quartel em forma de hospital, que integra a administração pública federal pertencente ao comando da Aeronáutica. Todas as ações de Saúde são governadas por um órgão central chamado Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Por meio dela, se estabelece um Sistema de Saúde da Aeronáutica chamado SISAU”, esclarece o coronel.

De acordo ele, a Diretoria adota o modelo integral de Saúde Assistencial com foco na atenção primária. “Funcionamos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), com uma rede de organizações que se relacionam em níveis de complexidade e hierarquia progressivas. Como o território é extenso, muitas vezes, não conseguimos estar presente em todos os lugares. Nosso sistema de Saúde sofre com uma estruturação funcional, seguindo um conceito de rede de atenção à saúde”, completou.

Complementa que o sistema de Saúde obedece a dois fundamentos principais: regionalização crescente da complexidade e adensamento geográfico populacional. “O perfil demográfico está atrelado aos militares ativos e seus dependentes. Esse é nosso público-alvo principal. O Hospital de Aeronáutica de Canoas, dentro dessa configuração, está vocacionado a uma prestação de Saúde de média complexidade. Temos desde unidades mais básicas até nível crescente de complexidade, com parques tecnológicos e grandes hospitais sediados no Rio de Janeiro e em Brasília. Além da Saúde de Assistência, atuamos também em Medicina Pericial e Saúde Operacional.”

O coordenador do Programa CQH, Milton Osaki, parabenizou os membros do Hospital de Canoas pelo trabalho que vem sendo feito. “Vocês estão transformando a instituição e tenho muito orgulho de poder contar com essa rede de hospitais da Aeronáutica”, destacou.

Rodrigo Chaves, por sua vez, agradeceu a oportunidade de compartilhar todos os aprendizados com outras instituições participantes do webinar. “Estamos avançando e seguindo o roteiro do CQH em busca da qualidade. Vamos corrigir o que for preciso”, finalizou.

Imagens: Reprodução Webinar CQH