CQH promove mais uma Assembleia dos hospitais participantes

Na manhã da última quinta-feira, 4 de agosto, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) - mantido pela Associação Paulista de Medicina - realizou a terceira edição do ano da Assembleia dos hospitais participantes, desta vez, debatendo o tema “Roteiro de Avaliação”.

Últimas notícias

Na manhã da última quinta-feira, 4 de agosto, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – mantido pela Associação Paulista de Medicina – realizou a terceira edição do ano da Assembleia dos hospitais participantes, desta vez, debatendo o tema “Roteiro de Avaliação”.

Coordenado por Nancy Val Y Val Mota, especialista em Administração de Serviços de Saúde e membro da Governança do CQH, o encontro teve como palestrante Jayme Malek Jr., diretor científico da Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (SOMPAS).

Após anos à frente da coordenação das Assembleias, Nancy deixa o programa agradecendo a parceria da equipe e ressaltando a importância do processo de avaliação para a gestão de instituições de Saúde. “Com a proximidade da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o checklist que usávamos como avaliação passou a ter um formato de gestão e, a partir dos critérios da Fundação, separamos as principais diretrizes e fomos, aos poucos, as enquadrando nos padrões.”

Conforme relembrou, durante algumas visitas em hospitais, pessoas que estavam começando suas atividades elogiavam o roteiro, pois era um ponto de partida para a organização e melhorias da instituição. “Além de ajudar quem está começando, também é essencial para aqueles que já são experientes na área, pois está em constante evolução e, ainda assim, mantendo sua base primordial. Para mim, é muito prazeroso participar e ter participado de muitos avanços dos roteiros”, complementou.

Assumindo a coordenação das Assembleias, Malek destacou a responsabilidade: “É uma grande missão estar no posto da Nancy no comando das reuniões, mas me sinto muito honrado. Sempre discutimos que nosso papel é procurar facilitar a integração dos hospitais ao Programa CQH. As Assembleias só existem com a participação das instituições, por isso buscamos ser um elo entre todos”.

Novo roteiro de avaliação

Ao aderir ao programa, o hospital recebe o roteiro de avaliação do CQH e, semestralmente e 30 dias antes da visita para entrega do selo de conformidade, a instituição deve realizar uma autoavaliação com base no documento vigente. Seu preenchimento é de extrema importância para que a instituição entenda em qual momento se encontra, comece a buscar melhorias e continue realizando atividades dentro dos padrões estabelecidos.

Com foco na apresentação da 13ª versão do roteiro CQH, o palestrante relembrou a história da iniciativa. “Trabalhamos mais de seis meses neste novo roteiro, pois é um trabalho detalhado de conciliação. São mais de três décadas de parceria do CQH com a FNQ e, em determinada época, surgiu a necessidade de transpor o checklist inicial para que pudéssemos reproduzir aquilo que a Fundação estava publicando como sendo referência em gestão em Saúde.”

Segundo o especialista, o Modelo de Excelência em Saúde (MEG Saúde) foi criado por meio de uma parceria da FNQ com outras instituições. Mundialmente reconhecido, o modelo foi desenvolvido como um instrumento de avaliação da maturidade de gestão para a organização de Saúde.

E o novo roteiro do CQH se une com a 21ª edição do MEG, baseado em oito essenciais fundamentos, sendo eles: liderança transformadora, pensamento sistêmico, desenvolvimento sustentável, aprendizado da organização e inovação, orientação por processos, adaptabilidade, compromisso com as partes interessadas e geração de valor – com 28 temas e 66 processos detalhados.

“A base continua sendo realizada por meio dos ciclos PDCL (Planejar, Fazer, Verificar e Aprender), de controle e de aprendizado. Já trouxemos esta questão na versão anterior do roteiro, continuamos enfatizando a importância do diagrama e de todos os ciclos, e a necessidade de os Hospitais introduzirem este modelo em seus processos gerenciais e fundamentos”, ressaltou Malek.

Foco na excelência

Em resumo, o roteiro CQH – versão 13 ficou baseado nos fundamentos da gestão e no diagrama do ciclo da gestão (fatores de avaliação, conceitos e estágios de maturidade), estando definidos dentro dos processos de primeiros passos para a excelência (326 questões), compromisso com a excelência (70 questões), rumo à excelência (21 questões) e tabelas de pontuação, glossário e siglas (referências para consultas).

“Ao todo, temos mais de 400 questões para serem estudadas e pesquisadas pelo hospital participante, no intuito de atingir o maior nível de excelência. Nosso instrumento de primeiros passos traz a marca registrada em nosso roteiro, que vem desde sua criação, adaptada de acordo com a legislação e evolução de gestão”, comentou o especialista.

Sobre a proposta de pontuação do roteiro, o palestrante enfatizou que a orientação inicial está relacionada aos tópicos: primeiros passos para a excelência, compromisso com a excelência, rumo à excelência e, por fim, excelência. Todos os pontos são firmados de acordo com o patamar e as estratégias de cada instituição, avaliados por meio dos oito principais fundamentos.

“O foco em resultado é muito importante para o rumo à excelência, por isso deixaremos o documento disponível para consulta pública no site do CQH. A realização deste trabalho foi de extrema importância para o amadurecimento e integração da equipe e dos hospitais participantes. Focamos naquilo que é diferente e essencial para definir os instrumentos de avaliação e de visita para as entidades participantes. Nossa 13ª versão já traz essa novidade, analisando as questões e ações apropriadas para cada hospital”, concluiu.

Após o término da apresentação inicial, Jayme Malek Jr. também respondeu perguntas dos representantes das instituições sobre como irão funcionar as hierarquias de classificação, autoavaliação, selos de conformidade e solicitações de visitas.

Fotos: Reprodução da Assembleia CQH