IESAPM apresenta atualizações sobre empregabilidade na Expo Ciee 2022

Na última segunda-feira, 12 de setembro, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) marcou presença na edição de 2022 da Expo CIEE – tradicional evento que aborda temáticas voltadas para escolha de profissões, dificuldades no mercado de trabalho e empregabilidade para o jovem.

Últimas notícias

Na última segunda-feira, 12 de setembro, o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM) marcou presença na edição de 2022 da Expo CIEE – tradicional evento que aborda temáticas voltadas para escolha de profissões, dificuldades no mercado de trabalho e empregabilidade para o jovem.

O coordenador da graduação do IESAPM, João Luiz de Souza Lima, foi responsável por ministrar aos mais de 40 mil estudantes inscritos no evento a palestra sobre Trabalhabilidade x empregabilidade em um mundo pós-pandemia de Covid-19. “Meu intuito com este debate é ajudar os jovens a pensarem no futuro e oportunidades de trabalho. Ressalto que precisamos ter a certeza de que o trabalho sempre vai existir e estar preparados para enfrentar um mercado tão competitivo”, introduziu o especialista.

Revolução industrial e empregabilidade

“O vírus causador da pandemia foi o coronavírus Sars-CoV-2, que causa sintomas interessantes e intrigantes, tais como febre, cansaço, tosse seca e manifestações menos incomuns, entre elas perda de olfato, paladar e congestionamento nasal. Pensando na história e os principais impactos na área da Saúde, é inevitável não pensar nas outras três pandemias que ocorreram no mundo, sendo elas as pestes bubônica, a negra e a gripe espanhola”, destacou.

O palestrante ressaltou que diante da situação atual, com a maior parte da população mundial imunizada e algumas vacinas já sendo produzidas no Brasil, a pandemia neste momento está sob controle. “Precisamos entender que há uma mudança, neste pós-pandemia, e que estamos entrando em uma nova revolução industrial.”

Segundo Lima, a biotecnologia irá patentear a quarta revolução industrial, sendo envolvida também por robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data, nanotecnologia, impressão 3D, biologia sintética e internet das coisas: “Na Medicina, a nanotecnologia já está sendo utilizada em eventos cirúrgicos”.

Referente às oportunidades e dificuldades de trabalhabilidade x empregabilidade, o coordenador da graduação do IESAPM pontuou que o emprego está deixando de existir, e que os conceitos de trabalhabilidade e de empregabilidade geram algumas reflexões, principalmente no que diz respeito aos problemas, ressaltando que não podem ser encarados como algo terrível em nossas vidas, pois servem para que a jornada se torne mais interessante e, de certa forma, melhor.

“O atual cenário competitivo de empregabilidade requer muita inovação, qualidade e performance. Digo que precisamos crescer do ponto de vista econômico e sermos principalmente éticos, preservando importantes princípios. Precisamos entender que mudanças tecnológicas chegaram para ficar, o que é algo muito positivo e que pudemos presenciar durante o período de distanciamento e pandemia”, salientou.

O especialista destacou ainda que a era digital já está presente em todas as áreas de trabalho, e que para os jovens que desejam ingressar neste mercado, é preciso ter uma visão de processos. “Também precisamos nos tornar multifuncionais. É essencial procurar ser aquilo que o mundo espera de nós, um capital intelectual, predestinados a carreiras que irão nos levar ao reconhecimento e sucesso, trabalhando com inovação e criatividade”, acrescentou.

De acordo com ele, se pensarmos desta forma, teremos sucesso em nossa carreira independente da profissão escolhida: “É importante estudar e buscar se aprimorar cada vez mais. As perspectivas no mercado de trabalho envolvem muita tecnologia e informação, gestão de conhecimento, visão de mercado e de cliente. Essas perspectivas nos levam ao novo trabalho do século XXI, e devemos estar prontos”.

Neste sentido, Lima enfatizou os cursos do IESAPM, em diversas áreas do conhecimento voltadas para a Saúde. O Instituo tem como missão ser reconhecido como uma entidade de excelência, proporcionando formação da mais elevada qualidade, com a promoção de cursos de extensão, graduação e pós-graduação. Para saber mais informações da instituição e conhecer os cursos oferecidos, basta acessar o site iesapm.org.br.

Fotos: Reprodução palestra