Mais de 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito em todo o mundo

No ano de 2016, as lesões de trânsito foram a oitava principal causa de morte entre pessoas de todas as idades.

Últimas notícias

De acordo com o relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em acidentes de trânsito, sendo a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. No ano de 2016, as lesões de trânsito foram a oitava principal causa de morte entre pessoas de todas as idades.

O risco de morte no trânsito é três vezes maior em países de baixa renda e, desde 2013, apenas nesses países não houve redução no número de mortes relacionadas ao trânsito. As taxas mais elevadas encontram-se no continente africano (26,6/100 mil habitantes), enquanto as Américas e a Europa apresentaram as menores taxas, de 15,9/100 mil habitantes e 10,4/100 mil habitantes, respectivamente.

A questão socioeconômica tem estreita relação com as mortes de trânsito – mesmo em países de alta renda, pessoas de menor nível socioeconômico têm mais risco de sofrer acidentes de trânsito.

Públicos atingidos

Mais da metade de todas as mortes por acidentes de trânsito acontece entre pedestres, ciclistas e motociclistas. Pedestres e ciclistas representam 26% de todas as mortes no trânsito, número que chega a 44% no continente africano. 

Os motociclistas representam 28%, enquanto os motoristas de carros configuram 29% do total de mortes. Nas Américas, 68% das mortes no trânsito são entre pedestres, ciclistas e motociclistas – 22%, 18% e 34%, respectivamente, enquanto 34% ocorrem entre motoristas e passageiros de carros.

Além de estarem menos protegidos que os motoristas e passageiros de carros, o alto número de mortes entre pedestres, ciclistas e motociclistas é também reflexo da falta de infraestrutura e planejamento da estrutura viária das cidades, como a falta de ciclovias ou de travessias para pedestres nas rodovias, por exemplo.

Década de ação pela segurança no trânsito

Como parte de um esforço global, a Organização Mundial da Saúde definiu o período de 2021 a 2030 como a “Segunda Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O objetivo é reduzir em até 50% o total de mortes decorrentes de acidentes de trânsito.

Ainda, há a previsão de que em 2023 a entidade se reúna novamente para a criação do próximo relatório Global Status Report on Road Safety.

Principais dados mundiais

  • 1,35 milhão de vidas são perdidas por acidentes de trânsito anualmente. 
  • Os acidentes de trânsito são a maior causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos. 
  • Cerca de três quartos das vítimas de acidentes de trânsito são homens. 
  • Pedestres, ciclistas e motociclistas são mais da metade das vítimas em todo o mundo. 
  • Mais de 90% das mortes no trânsito acontecem em países de baixa renda. 

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Além de uma série com quatro textos informativos e postagens nas mídias sociais, durante todo o mês de maio, o edifício sede da Associação Paulista de Medicina no centro da cidade de São Paulo e a fachada do Clube de Campo da entidade, na Serra da Cantareira, ficarão iluminados com a cor amarela para celebrar o Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos em acidente de trânsito.

Fotos: BBustos Fotografia e Divulgação