Setembro Amarelo: A vida é a melhor escolha

A campanha Setembro Amarelo, implementada no Brasil em 2014, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, uma triste realidade e um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Neste ano de 2022, tem como tema central “A vida é a melhor escolha”.

Últimas notícias

A campanha Setembro Amarelo, implementada no Brasil em 2014, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, uma triste realidade e um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Neste ano de 2022, tem como tema central “A vida é a melhor escolha”.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que são registrados por ano cerca de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, são quase 14 mil casos por ano. E esses números podem ser ainda maiores em decorrência da subnotificação, por isso, a campanha visa lutar contra o estigma e o tabu relacionados ao suicídio.

O suicídio é um grande problema de saúde pública no Brasil e no Mundo. Entre indivíduos com idade de 15 a 29 anos, é a quarta causa de morte, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Além disso, todos os anos, morrem mais pessoas em decorrência de suicídios do que de HIV, malária, câncer de mama e homicídios.

A taxa de suicídio diminuiu 36% no mundo, no período de 2000 a 2019. Na região das Américas, entretanto, aumentou 17% no mesmo período. O Brasil, consequentemente, é um país com taxas crescentes.

Estima-se que 98% dos casos de suicídio são causados por transtornos mentais não diagnosticados ou não tratados corretamente. Esse cenário serve de alerta e evidencia que a grande maioria dos casos poderia ter sido evitada se essas pessoas tivessem acesso à informação e ao tratamento psiquiátrico.

A escolha do amarelo para o mês de conscientização é atribuída à história do jovem estadunidense Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos, em 1994. No dia do velório, seus amigos organizaram uma cesta com cartões com fitas amarelas, nas quais se lia “Se você precisa, peça ajuda.” Em decorrência disso, foi escolhido o laço amarelo como símbolo da luta contra o suicídio.

Todos devem atuar na conscientização e na prevenção ao suicídio. Falar sobre o assunto e auxiliar as pessoas que estejam passando por momentos difíceis a buscarem ajuda médica é importantíssimo para lutar contra esse grave problema.

Ações da APM

A Associação Paulista de Medicina apoia e promove ações relacionadas à campanha. Seu edifício sede e a fachada do Hotel Fazenda APM, por exemplo, ficarão iluminados com a cor amarela durante todo o mês. Além disso, também estão sendo realizadas ações com os colaboradores da entidade.

Os avatares das mídias sociais da entidade foram trocados em celebração ao Setembro Amarelo e será feita uma série de postagens informativas, com o tema “Tire os filtros, fale abertamente como você está se sentindo!” – objetivando encorajar as pessoas a falarem sobre seus problemas.

Acesse e baixe os materiais a seguir: