Diretoria inaugura oficialmente o Hotel Fazenda APM

A nova identidade visual reflete o momento que a APM vive, assim como envolve o trabalho constante de renovação da estrutura física, para proporcionar mais conforto e momentos inesquecíveis aos hóspedes

Notícias em destaque

“É uma grande satisfação estar aqui nesta ocasião de despedida do Clube de Campo da Associação Paulista de Medicina e de boas-vindas ao Hotel Fazenda APM”, disse o presidente da entidade, José Luiz Gomes do Amaral, no início da reunião da Diretoria realizada no dia 27 de maio, na sede do Hotel Fazenda, em Caieiras (SP).

Nos últimos anos, a sede campestre da Associação já havia passado por obras no restaurante e no sistema de abastecimento de água, por exemplo. A antiga sede se transformou no Espaço Casarão, onde os hóspedes podem realizar as refeições e curtir sala de TV com terraço panorâmico. As hospedagens, que estão sempre recebendo melhorias e manutenções, tiveram mudanças no enxoval e agora contam com amenities.

O parque aquático – que possui três piscinas (infantil, adulto e semiolímpica), toboágua, sauna e lanchonete – ganhou dois ofurôs. E o setor de esportes e lazer teve ainda um reforço importante com a instalação de uma academia, disponível 24 horas para os hóspedes do Hotel Fazenda APM. As novidades não param por aí, e o Centro Hípico – que já é um dos melhores do estado – tem agora as opções de aulas para crianças a partir de 3 anos de idade (equestrian kids).

A marca também foi renovada, e a nova identidade visual reflete o momento que a Associação Paulista de Medicina vive, assim como envolve o trabalho constante de renovação da estrutura física, para proporcionar mais conforto e momentos inesquecíveis aos hóspedes. O Hotel Fazenda APM possui um site (hotelfazendaapm.com.br), no qual em breve será possível realizar as reservas on-line, e perfis próprios nas redes sociais Facebook e Instagram.

Solenidade

Representantes do município de Caieiras prestigiaram a inauguração. O secretário municipal de Ação Cultural e Turismo, Wesley Gonçalves Pereira, representou o prefeito Gilmar Soares Vicente: “Para nós, que trabalhamos com turismo municipal, é importante e interessante essa transformação. Aparentemente, mudar a nomenclatura pode parecer até simples, mas a relevância e amplitude que isso trará para o município de Caieiras é muito grande. Por isso, nosso prefeito acredita e apoia plenamente este projeto, que vai incentivar cada vez mais o turismo da região”.

O secretário municipal de Esportes e da Juventude de Caieiras, Weriston Baldini de Souza, também esteve presente, bem como o vereador Wladimir Panelli. “Estou como presidente da Associação dos Amigos e Proprietários do Parque Suíça há 24 anos e somos vizinhos da sede campestre da APM. Aprendemos ao longo do caminho, principalmente com a gestão do Dr. Alfredo [de Freitas Santos Filho, diretor Social da APM], a criar um vínculo muito grande de parceria, amizade e ajuda coletiva”, iniciou Panelli.

De acordo com ele, a parceria entre a APM e a cidade de Caieiras é de longa data e já permitiu a construção de uma unidade básica de saúde, de um posto da Guarda Municipal e de uma farmácia pública, em espaços cedidos pela Associação. “Para mim, hoje é um dia felicíssimo, é um sonho como político e vizinho. No que depender da parte política da Câmara Municipal de Caieiras e do prefeito Lagoinha, seremos agentes facilitadores. O Hotel Fazenda nos permite a geração de mais empregos, recursos e impostos.”

Experiências

O diretor Social da Associação Paulista de Medicina, Alfredo de Freitas Santos Filho, agradeceu emocionado o apoio de toda a Diretoria para a concretização da mudança do Clube de Campo para Hotel Fazenda. “Precisamos agora desenvolver novas atividades, pois quem vem ao Hotel Fazenda APM precisa ter uma experiência diferente de outros lugares. Todas as mudanças não foram feitas de forma aleatória, tudo foi sequencial e detalhadamente estudado, com a colaboração de um consultor especializado. E ainda há muito a ser feito.”

“Vemos que é um projeto que tem consistência, base e futuro. Nossa Diretoria tem o compromisso de levá-lo adiante. Temos esse importante entrosamento com a Prefeitura de Caieiras e com o poder legislativo, o que nos leva a cumprir a missão”, enalteceu o 1º vice-presidente da APM, João Sobreira de Moura Neto.

Da mesma forma, a diretora Cultural adjunta, Cleusa Cascaes Dias, enfatizou sua admiração pelo trabalho realizado: “É evidente o empenho do Dr. Alfredo na sustentação e estruturação do projeto. Realmente está mais bonito e bem cuidado. A apresentação foi muito realista, entendemos o passo a passo do projeto e os múltiplos aspectos a serem abordados. Parabenizo a todos os envolvidos”.

O diretor Administrativo da Associação, Florisval Meinão, relembrou que o projeto de transformação do Clube de Campo foi iniciado a partir de uma recomendação do Conselho Fiscal, que se seguiu com a formação de um grupo de trabalho entre os diretores, que analisou várias propostas para reduzir o déficit da unidade de negócio. “Parece simples transformar um clube em hotel, mas não é. Vencemos esta primeira etapa e todas as dificuldades que envolviam o projeto.”

Meinão ainda parabenizou o presidente e Diretoria da APM pela visão sobre o associativismo, relembrando que é preciso encontrar novos caminhos para não depender exclusivamente das contribuições associativas. “Estamos buscando caminhos para a sustentabilidade, com um projeto sólido para se abrir novos rumos. Inauguramos nosso edifício residencial em 2018, temos também o Instituto de Ensino (IESAPM) e agora o Hotel Fazenda. Temos passado por novos modelos de negócio, e acredito que esta Diretoria fica marcada exatamente por isso.”

Futuro

A partir do segundo semestre, o Hotel Fazenda APM será aberto para o público externo – especialmente durante a semana, de forma a aumentar a ocupação e a geração de receitas. Com a mudança, também estão previstos projetos sociais para a comunidade de Caieiras. “Temos uma piscina semiolímpica, sem igual no município, que poderá sediar aulas de natação. Também pretendemos ter projetos esportivos de tênis e equoterapia, o que poderá ser ampliado no futuro, já que o local tem grande potencial”, explica o diretor Administrativo.

Para implementar as propostas, a Diretoria da APM visitou o prefeito de Caieiras no fim de março, a fim de credenciar a Associação como uma entidade do terceiro setor junto ao município. E nos dias 11 e 12 de maio, Florisval Meinão esteve em Brasília (DF) para apresentar o projeto do Hotel Fazenda APM a deputados federais e representantes dos ministérios do Turismo e da Cidadania. Com isso, os investimentos nos projetos sociais poderão ser realizados por meio de emendas individuais impositivas ou verbas dos Ministérios.

Existe ainda um projeto para construir um resort – com 300 unidades habitacionais e centro de convenções para 1.000 pessoas – e um residencial assistido no local. “Em 70% dos mais de 160 hectares do Hotel Fazenda não é possível termos construções, por conta da preservação ambiental. Entretanto, em cerca de 300 mil metros quadrados é possível desenvolver este projeto, obedecendo as regras federais, estaduais e municipais de preservação”, complementa o diretor Administrativo. A proposta do resort já foi oficialmente cadastrada junto ao Ministério do Turismo, o que possibilita que seja apresentado a investidores nacionais e internacionais.

Texto e Fotos: Giovanna Rodrigues