Homeopatia é a 17ª sociedade de especialidade a se reunir com a APM

Na última quinta-feira, 18 de agosto, a Associação Paulista de Homeopatia (APH) foi recebida na sede da Associação Paulista de Medicina para a 17ª reunião de aproximação com as sociedades de especialidades

Notícias em destaque

Na última quinta-feira, 18 de agosto, a Associação Paulista de Homeopatia (APH) foi recebida na sede da Associação Paulista de Medicina para a 17ª reunião de aproximação com as sociedades de especialidades. O presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, recebeu os representantes da APH, Ariovaldo Ribeiro Filho (vice-presidente) e Sergio Eiji Furuta (1º tesoureiro).

O encontro foi iniciado com Amaral relembrando o contexto histórico da Associação Paulista de Medicina e de que maneira as sociedades de especialidades se estabeleceram dentro do departamento Científico da entidade. “Precisamos da representação das sociedades dentro de cada departamento, porque quando há um posicionamento a ser tomado, não posso dar a minha própria opinião. Preciso ter o especialista indicado pela APH para estarmos em consonância nos nossos pareceres. Recentemente, mudamos os nossos Regimento do Conselho Científico e Regulamento dos Departamentos Científicos”, explicou.

Os representantes da APH indicaram possuir uma sinergia significativa com a APM. Para eles, a aproximação dos médicos com o poder público é fundamental para atender de forma eficiente as demandas da classe. “Eu sou associado da APM há muitos anos, frequento o Clube de Campo, que agora é o Hotel Fazenda. Me chama muito a atenção lembrar quanto podemos fazer através deste convênio, porque o que beneficia uma entidade, automaticamente irá beneficiar a outra.”

De acordo com o especialista, a representação dos médicos homeopatas dentro da Associação Paulista de Medicina permite o fortalecimento de ações da própria APH – como projetos de ampliação e captação de jovens médicos. Ele citou, inclusive, a Diretoria APH Jovem, que busca ser um espelho para a renovação.

Sobre o número de homeopatas em atividade, Furuta citou a média conhecida de 1.500 no estado de São Paulo, apesar de não haver números concretos: “Temos pouquíssimos programas de residência médica na especialidade, apenas quatro ou cinco em todo o Brasil, e nenhum deles está em São Paulo. Há os cursos de especialização, mas eles não são suficientes. O ideal seria não somente ter programas de residência, como também departamentos dentro das faculdades de Medicina. Existe muita coisa para ser feita com essa parceria entre a APH e a APM, e aos poucos vamos atingindo nossos objetivos”.

Serviços e benefícios

O presidente da APM fez uma apresentação breve sobre a história e os principais serviços e benefícios da instituição, destacando pontos como o Instituto de Ensino Superior da Associação Paulista de Medicina (IESAPM), os espaços para a realização de eventos disponíveis na sede da entidade e os Congressos organizados por ela para diversas sociedades de especialidades.

Em seguida, a gerente de Relacionamento da Unicred, Gisele Glavtcheff, falou sobre a instituição, que inaugurou uma agência conceito na sede da APM em novembro de 2021, possibilitando que os associados possam ter fácil acesso e conforto em seus atendimentos. “Somos uma cooperativa de crédito auditada pelo Banco Central, de modo que a principal vantagem é trazer taxas diferenciadas, além de proximidade um serviço de excelência, com redução de custos.”

A gerente explicou ainda que na Unicred o cooperado atua como proprietário, tendo participação em Assembleias, direito a voto nas decisões e participando diretamente dos resultados da cooperativa. O banco – que foi fundado por médicos – conhece de forma aprofundada a rotina da classe e o trabalho em sociedades, clínicas e hospitais, possibilitando um atendimento diferenciado.

Fotos: Marina Bustos