APM sedia exposição do médico e artista plástico Wagner Kuroiwa até 25/6

A Associação Paulista de Medicina sedia exposição do médico e artista plástico Wagner Kuroiwa até 25 de junho, com cerca de 20 obras que representam a trajetória artística do profissional

Últimas notícias

A Associação Paulista de Medicina sedia exposição do médico e artista plástico Wagner Kuroiwa até 25 de junho, com cerca de 20 obras que representam a trajetória artística do profissional. A exibição, gratuita e aberta ao público, faz parte da Jornada “A Dor de Ouvir a Dor”, realizada de forma híbrida no último dia 21 de maio.

Conforme indica o médico, dentre as obras com maior relevância e significado está “Palette”, criação desenvolvida através de sua paleta de tintas, utilizada por ele há mais de 40 anos. “Por todos estes anos, coloquei e misturei tintas nesta paleta. Com o tempo, ela acumulou uma grossa camada, que retirei cuidadosamente. Essas cores, pigmentos e lembranças acrílicas acumuladas se reinventaram. Antes esquecidas, agora são o foco de uma das obras de maior destaque em meu acervo”, descreve orgulhosamente.

A parceria com a APM simboliza o retorno de Kuroiwa aos eventos presenciais. As obras do médico já rodaram diversas regiões do Brasil e chegaram até mesmo a ser exibidas na amostra Arte Contexto, em Madrid, na Espanha.

Pandemia de Covid-19

Durante o período de isolamento social, a apresentação das peças do artista se limitou às mostras on-line, contribuindo para que seu trabalho se popularizasse e ganhasse muitos admiradores. Atualmente, as obras estão presentes em diferentes coleções, em mais de 25 países.

Dentre os quadros expostos na sede da APM, também estão criações desenvolvidas neste período de pandemia, representando seus sentimentos em relação ao momento de incertezas e servindo como uma maneira de demonstrar o impacto em seu processo criativo e artístico.

A pandemia de Covid-19 serviu como uma inspiração ao médico e artista, visto que as aflições e dúvidas intensificaram suas emoções. “Como médico, os sentimentos que se acumularam em mim serviram de inspiração para a criação de diversas obras. Com cores intensas e fortes, representam a seriedade e a urgência de uma doença tão devastadora”, relata Kuroiwa.

O artista

Wagner Kuroiwa nasceu no Brasil, mas possui descendência oriental. Desde a infância, já demonstrava suas tendências artísticas pelo fato de se interessar por desenhos e pinturas. Na fase adulta, se tornou médico, focado em propósitos humanitários e acentuando a sua grande admiração pelas artes.

Kuroiwa possui mais de 800 quadros em seu histórico, produzidos em mais de 70 anos de dedicação às artes. Já foi condecorado com diversos prêmios, além de exibir suas obras em âmbito nacional e internacional.

Serviço

Período de visitação: até 25/06/2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Entrada: Gratuita

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – térreo / Bela Vista, São Paulo – SP

Foto: Divulgação