Fique por dentro das ações da APM durante março

Mês foi repleto de fortes ações em prol da classe médica

Notícias em destaque

APM e Sonesp reforçam relação de parceria
No dia 1º de março, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, recebeu, na sede da entidade, membros da Diretoria da Associação dos Neurocirurgiões do Estado de São Paulo (Sonesp). Além do presidente da sociedade, Jean Gonçalves de Oliveira, o encontro também contou com a presença do vice-presidente, Welligson Paiva, e do secretário Flávio Miura. Leia mais.


Dengue é tema da primeira edição de 2024 do Webinar APM
Apenas nos três primeiros meses de 2024, o Brasil já possui mais de um milhão de casos de dengue registrados. A situação é alarmante não apenas para os profissionais da Saúde, mas para a população geral, uma vez que afeta a todos igualmente e representa um grande risco para a sociedade. Pensando nisso, no dia 6 de março, a Associação Paulista de Medicina retornou com a sua série de Webinars, trazendo como tema central o assunto do momento, Dengue – Estado Atual e Perspectivas. Leia mais.


APM lança Comitê e canal de apoio jurídico a mulheres médicas
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Associação Paulista de Medicina lança um canal de apoio jurídico em defesa das mulheres médicas. A iniciativa é um dos desdobramentos de pesquisa feita pela entidade, em parceria com a Associação Médica Brasileira, no fim de 2023. Os resultados do levantamento, amplamente divulgado pela imprensa, demonstram que a maioria das médicas já sofreu preconceito e assédios em seus ambientes de trabalho e estudo. Leia mais.


Dia Internacional da Mulher: APM tem ação durante jogo na Vila Belmiro
A Associação Paulista de Medicina teve uma faixa alusiva ao Dia Internacional da Mulher no sábado, 9 de março, durante jogo entre Santos e Inter de Limeira na Vila Belmiro às 18 horas – pela última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Leia mais.


AMB reforça presença da classe médica na Conitec
Contribuir para que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça serviços e tratamentos baseados em evidências científicas e que atendam às necessidades da população de forma justa e equitativa é um dos objetivos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no Sistema Único de Saúde. Criada pela Lei 12.401, de 28 de abril de 2011 – e com o funcionamento regulamentado pelo Decreto n° 7.646, de 21 de dezembro de 2011 –, a Comissão é vinculada ao Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em Saúde pelo SUS, bem como constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica. Leia mais.


APM recebe representantes da ABQV
O presidente e o vice-presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Antonio José Gonçalves e João Sobreira de Moura Neto, respectivamente, receberam representantes da Associação Brasileira de Qualidade de Vida no dia 12 de março. Leia mais.


Posse de residentes do Iamspe é autorizada pela Justiça
Recentemente, a Associação Paulista de Medicina havia manifestado o seu apoio aos médicos residentes do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), que foram impedidos de iniciar suas atividades no dia 1º de março. Todavia, na última quinta-feira (14), a Justiça Federal concedeu decisão provisória que determina a posse de 109 desses residentes na instituição. Leia Mais.


Senador propõe audiência pública com o objetivo de discutir os desafios do ensino médico no Brasil
O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) apresentou, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado Federal, o Requerimento 4/2024, que requer a realização de audiência pública, em conjunto com a Comissão de Educação e Cultura, com o objetivo de discutir os desafios do ensino médico no Brasil, incluindo o crescimento no número de escolas médicas, a qualidade do ensino, a atuação interprofissional na competência médica e o papel da tecnologia na Medicina. Leia mais.


Homenagem aos 85 anos do SindHosp tem APM entre convidadas
No dia 18 de março, o vice-presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, foi homenageado em uma sessão solene realizada em prol dos 85 anos do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp). Amaral esteve acompanhado de Paulo Manuel Pêgo Fernandes, diretor Científico da APM. Leia mais.


Presidente da APM participa de reunião da Comissão Mista de Especialidades em Brasília
A Comissão Mista de Especialidades, responsável por normatizar e estar à frente da tomada de decisões sobre as 55 especialidades médicas brasileiras, esteve presente no Conselho Federal de Medicina, em Brasília, na última terça-feira, 19 de março. A ocasião simbolizou a primeira reunião do presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, como integrante do grupo, representando a Associação Médica Brasileira. Leia mais.


APM no IV Fórum da Comissão de Saúde Suplementar do CFM
Em 19 de março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou a quarta edição do Fórum da Comissão de Saúde Suplementar. Com tema central focado em “A Importância da Regulação na Sustentabilidade”, o evento foi realizado na sede da autarquia, em Brasília (DF), e contou com a presença de uma série de autoridades em Saúde. Leia mais.


Delegados e associados aprovam prestação de contas da AMB de 2023
A Associação Médica Brasileira realizou, quinta-feira, 28, Assembleias Ordinárias de Delegados e Geral, de forma on-line. Pela manhã, a Assembleia de Delegados foi presidida por Antonio José Gonçalves, presidente da Associação Paulista de Medicina. O primeiro item aprovado, por 96,77% dos participantes, foi a ata da Assembleia de Delegados da AMB anterior, realizada em 27 de outubro de 2023.