Música nos Hospitais

Fotos: Ivan Almeida / Arquivo Música nos Hospitais

 

 

O Música nos Hospitais, projeto da Associação Paulista de Medicina aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, traz a Orquestra do Limiar, um conjunto de cordas composto por 14 músicos, regida pelo maestro e médico Samir Rahme, para hospitais  de forma gratuita.

Desde 2004, foram 15 temporadas, superando 200 concertos em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 70 hospitais e reunindo cerca de 70 mil pessoas, entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares, alegrando o dia a dia das pessoas nos ambientes hospitalares e ampliando o gosto pela música instrumental e erudita. Em sua 15ª temporada, entre 2024 e 2025, teve patrocínio da APSEN.

Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association – AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federation of Music Therapy – WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. A música tem o poder de ajudar a diminuir a ansiedade e o desconforto durante procedimentos médicos, reduzir efeitos colaterais de tratamentos mais agressivos, como quimioterapia e radioterapia, e auxiliar a reabilitação física.

Histórico

Por conta da pandemia de Covid-19, a 14ª temporada do Música nos Hospitais foi realizada de forma híbrida, com transmissão ao vivo das apresentações – a partir da sede da APM – no canal da Associação no YouTube e exibição em TVs, telões ou paredes das instituições beneficiadas.

Notícias relacionadas